Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Cultural e Demográfica

Brasil: Cisternas

A cisterna é um reservatório de águas pluviais, podendo também ser abastecida com o degelo de neve.
Entre seus benefícios estão o aproveitamento da água assim obtida não apenas para o consumo (alimentação, limpeza), como também para a irrigação. Na arquitetura militar constituía-se em elemento essencial à sobrevivência dos defensores diante de um cerco, especialmente nas regiões de clima equatorial e tropical atingidas pelos europeus a partir da etapa dos descobrimentos marítimos. Ela é muito utilizada na Região Nordeste (semi-árido) do Brasil. A da imagem, é utilizada no sul do Rio Grande do Sul. Observe que pelo orifício superior é colocada uma calha para recolher a água da chuva.
</br></br>
Palavras-chave: Cisterna. Reservatório de Água. Irrigação. Região Nordeste. Região Sul. Semiárido. Águas Pluviais. Recurso Natural. Vida.

A cisterna é um reservatório de águas pluviais, podendo também ser abastecida com o degelo de neve. Entre seus benefícios estão o aproveitamento da água assim obtida não apenas para o consumo (alimentação, limpeza), como também para a irrigação. Na arquitetura militar constituía-se em elemento essencial à sobrevivência dos defensores diante de um cerco, especialmente nas regiões de clima equatorial e tropical atingidas pelos europeus a partir da etapa dos descobrimentos marítimos. Ela é muito utilizada na Região Nordeste (semi-árido) do Brasil. A da imagem, é utilizada no sul do Rio Grande do Sul. Observe que pelo orifício superior é colocada uma calha para recolher a água da chuva.

Palavras-chave: Cisterna. Reservatório de Água. Irrigação. Região Nordeste. Região Sul. Semiárido. Águas Pluviais. Recurso Natural. Vida.