Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Geografia do Paraná

Direção dos Ventos

As cartas climáticas do Estado do Paraná, edição 2000, foram baseadas no acervo das informações disponíveis, coletadas e gerenciadas por diversas instituições. Estas foram analisadas e mapeadas com os melhores recursos atualmente disponíveis para processamento e análise de dados, bem como para a espacialização dos resultados. 
Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade.
O mapa representa a direção dos ventos predominantes no Estado do Paraná. É importante no auxílio de estudos para energia eólica, por exemplo.
</br></br>
Palavras-chave: Cartas Climáticas. Paraná. Água. Ventos. Energia Eólica. Direção. Orientação.

As cartas climáticas do Estado do Paraná, edição 2000, foram baseadas no acervo das informações disponíveis, coletadas e gerenciadas por diversas instituições. Estas foram analisadas e mapeadas com os melhores recursos atualmente disponíveis para processamento e análise de dados, bem como para a espacialização dos resultados. Os ventos são denominados a partir da direção de onde eles sopram. Um vento norte sopra do norte para o sul, um vento leste sopra de leste para oeste. A direção do vento é, portanto, o ponto cardeal de onde vem o vento: n, NE, E, SE, S, SW, W e NW. As medidas básicas do vento referem-se à sua direção e velocidade. O mapa representa a direção dos ventos predominantes no Estado do Paraná. É importante no auxílio de estudos para energia eólica, por exemplo.

Palavras-chave: Cartas Climáticas. Paraná. Água. Ventos. Energia Eólica. Direção. Orientação.