Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Política

Alemanha: Zonas de Ocupação

Os Aliados que derrotaram a Alemanha na Segunda Guerra Mundial dividiram o país a oeste da Linha Oder-Neisse em quatro zonas de ocupação de efeitos administrativos, entre 1945 e 1949. </br></br>Com o tempo Estados Unidos e União Soviética entraram em conflito pela posse e poder transitório na Alemanha. Durante a Guerra Fria, ocorreu um acordo no qual três das potências ocupantes (França, Reino Unido, Estados Unidos) teriam livre acesso à parte aos setores ocidentais da cidade e que foi denominada Berlim Ocidental.</br></br> Com a concretização desse acordo, foi criado o Muro de Berlim, separando fisicamente a cidade de Berlim em Ocidental e Oriental.
</br></br>
Palavras-chave: Alemanha. Segunda Guerra Mundial. Zonas de Ocupação. Muro de Berlim. EUA. União Soviética. Guerra Fria.

Os Aliados que derrotaram a Alemanha na Segunda Guerra Mundial dividiram o país a oeste da Linha Oder-Neisse em quatro zonas de ocupação de efeitos administrativos, entre 1945 e 1949.

Com o tempo Estados Unidos e União Soviética entraram em conflito pela posse e poder transitório na Alemanha. Durante a Guerra Fria, ocorreu um acordo no qual três das potências ocupantes (França, Reino Unido, Estados Unidos) teriam livre acesso à parte aos setores ocidentais da cidade e que foi denominada Berlim Ocidental.

Com a concretização desse acordo, foi criado o Muro de Berlim, separando fisicamente a cidade de Berlim em Ocidental e Oriental.

Palavras-chave: Alemanha. Segunda Guerra Mundial. Zonas de Ocupação. Muro de Berlim. EUA. União Soviética. Guerra Fria.