Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Política

Sudão: Guerrilheiros do Darfur

O genocídio continua no Darfur. Guerrilheiros do Darfur às portas de Cartum? Pouco se tem ouvido, lido, sobre o Sudão e o Darfur, ultimamente. E depois das palavras de Geldof sobre Angola e o pequeno “cataclismo” que provocou em certas mentes, muito menos.</br></br> Por isso, admito, me surpreendeu a notícia de hoje do espanhol “El Pais” que anuncia a tomada de um subúrbio da capital sudanesa pelos guerrilheiros do Movimento de Justiça e Igualdade do Darfur (JEM). O governo sudanês diz que os rechaçou e matou alguns dos líderes rebeldes. Estes, por sua vez, confirmam a sua presença na capital. </br></br>Estranhamente, os norte-americanos estão preocupados com o desenvolvimento deste assunto e pedem moderação, solicitando aos rebeldes e ao governo sudanês que suspendam as atividades! Dos chineses, atualmente os principais financiadores do Governo sudanês, só chega um mutismo profundo.
</br></br>
Palavras-chave: Dimensão Demográfica. Política. Economia. Território. Lugar. Região. Guerrilha. Guerrilheiro. mortes. Massacre. Darfur. Sudão.

O genocídio continua no Darfur. Guerrilheiros do Darfur às portas de Cartum? Pouco se tem ouvido, lido, sobre o Sudão e o Darfur, ultimamente. E depois das palavras de Geldof sobre Angola e o pequeno “cataclismo” que provocou em certas mentes, muito menos.

Por isso, admito, me surpreendeu a notícia de hoje do espanhol “El Pais” que anuncia a tomada de um subúrbio da capital sudanesa pelos guerrilheiros do Movimento de Justiça e Igualdade do Darfur (JEM). O governo sudanês diz que os rechaçou e matou alguns dos líderes rebeldes. Estes, por sua vez, confirmam a sua presença na capital.

Estranhamente, os norte-americanos estão preocupados com o desenvolvimento deste assunto e pedem moderação, solicitando aos rebeldes e ao governo sudanês que suspendam as atividades! Dos chineses, atualmente os principais financiadores do Governo sudanês, só chega um mutismo profundo.

Palavras-chave: Dimensão Demográfica. Política. Economia. Território. Lugar. Região. Guerrilha. Guerrilheiro. mortes. Massacre. Darfur. Sudão.