Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Dimensão Socioambiental

Relevo: Cordilheira dos Andes

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário. </br></br> A cordilheira possui aproximadamente 8.000 quilômetros de extensão e é a maior cadeia de montanhas do mundo (em extensão), e em seus trechos mais largos chega a 160 quilômetros do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4 mil metros e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 metros. </br></br> A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando toda a América do Sul, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.
</br></br>
Palavras-chave: Cordilheira dos Andes. Chile. Tectonismo. Países Andinos. Andes. Patagônia. América do Sul. Paisagem. Montanhas. Formação Geológica. Relevo. Área de Encontro de Placas.

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa, formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica da mesma datada do período Terciário.

A cordilheira possui aproximadamente 8.000 quilômetros de extensão e é a maior cadeia de montanhas do mundo (em extensão), e em seus trechos mais largos chega a 160 quilômetros do extremo leste ao oeste. Sua altitude média gira em torno de 4 mil metros e seu ponto culminante é o pico do Aconcágua com 6962 metros.

A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, atravessando toda a América do Sul, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela.

Palavras-chave: Cordilheira dos Andes. Chile. Tectonismo. Países Andinos. Andes. Patagônia. América do Sul. Paisagem. Montanhas. Formação Geológica. Relevo. Área de Encontro de Placas.