Disciplina - Geografia

Geografia

17/07/2014

El Niño interfere no inverno paranaense em 2014

Inverno será menos frio e terá chuvas acima da média no Paraná

Por Antonio Senkovski - adaptado

O inverno no Paraná terá menos dias de frio e as chuvas devem ficar acima da média histórica para o período. Isso acontece porque, neste ano, o tempo sofrerá influência do fenômeno meteorológico El Niño, no qual as águas do Oceano Pacífico sofrem aquecimento acima do comum. Mesmo assim, devem ocorrer dias de muito frio no estado, com possibilidade de temperaturas abaixo de 0ºC e formação de geada, conforme aponta o Instituto Tecnológico Simepar.

O meteorologista Paulo Barbieri alerta que não está descartada a hipótese de chuvas com potencial para causar transtornos aos paranaenses, assim como a registrada há duas semanas. “Temos a chegada de massas de ar frio no estado, o que traz a possibilidade de temporais com descargas atmosféricas. As temperatura devem ficar acima da média histórica, mas temos que salientar que vamos ter dias com temperaturas baixas aqui no estado, inclusive com temperaturas negativas.”

O período mais chuvoso, dentro dos três meses do inverno, costuma ser o mês de setembro. Isso não deve ser diferente neste ano, segundo o Simepar. Mas, se a previsão de confirmar, o volume de precipitação nesse período será maior. Chuvas acima da casa dos 240 milímetros devem ser constatadas no Sul do Paraná. O volume deve ficar em um patamar superior a 220 milímetros nas regiões Sudoeste e Centro-Sul. Já no Litoral e no Oeste pode chover mais de 200 milímetros.

Acesse a Previsão Climática para o Inverno 2014. Fonte: Simepar
Esta notícia foi publicada no site www.gazetadopovo.com.br em 23 de junho de 2014. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.