Geografia
09/11/2018
IBGE e Enem
Informações do IBGE são destaque no Enem 2018
Por IBGE

O IBGE foi citado como fonte para a elaboração da redação e de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que mobilizou cerca de 4,1 milhões de estudantes no último fim de semana. Para a redação, que teve como tema a “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, a prova trouxe como motivação aos candidatos informações sobre acesso à internet, à televisão e posse de celular, que foram divulgadas este ano pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
O instituto também foi citado nas seções de Linguagem e de Ciências Humanas do Enem. A questão número 21 (prova amarela) citava a reportagem “Quando rotas se tornam arte”, publicada na Retratos, a revista do IBGE, sobre um artista canadense que utiliza o GPS (Global Positioning System) para criar suas obras. Ainda na temática geográfica, a questão 50 (prova amarela) fez referência ao artigo “Vegetação e o uso da terra no planalto central”, publicado na Revista Brasileira de Geografia, do IBGE, que está disponível, gratuitamente, em nossa Biblioteca virtual.

Já na questão 73 (prova amarela), foi apresentada uma série histórica de 1996 a 2014 com a participação percentual do extrativismo vegetal e da silvicultura no país, proveniente da pesquisa da Produção da Extração Vegetal e Silvicultura, cuja última versão, com informações de 2017, foi divulgada em setembro deste ano.
Esta notícia foi publicada no site do IBGE em 05/11/2018. As informações são de responsabilidade do autor.