Disciplina - Geografia

Geografia

16/10/2009

Tornado atinge cidade no Paraná

Uma cidade no interior do Paraná foi atingida por um tornado na tarde da quarta-feira (14), segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, do governo do Estado. O fenômeno meteorológico destelhou pelo menos 30 casas em Ampére, segundo a Defesa Civil Estadual, mas não há informações sobre pessoas feridas.

Durante a tempestade, as rajadas de vento chegaram a atingir 115 km/h, segundo estimativa do órgão. Segundo o meteorologista Lizandro Oliveira Jacóbsen, os estragos só não foram maiores pois o tornado atingiu principalmente uma área rural da cidade.

"Mas é um fenômeno mais comum do que as pessoas pensam. E a região é favorável à ocorrência de fortes tempestades, principalmente na primavera", disse Jacóbsen. O meteorologista lembrou, porém, que a passagem do tornado ocorreu em uma área isolada.

Tempestades

De acordo com a Defesa Civil, os temporais que atingiram grande parte do Estado entre ontem e hoje causara estragos em 32 municípios --incluindo a cidade de Ampére.

Ao todo, 53 pessoas ficaram feridas, 64 casas foram destruídas, uma pessoa morreu (na cidade de Santa Helena), e mais de 3.100 casas foram danificadas.

Nestes dois dias, as chuvas e vendavais deixaram 1.302 desalojados --pessoas que tiveram de deixar suas casas, mas estão hospedadas com familiares e amigos--, e 497 desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos.

Esta notícia foi publicada em 15/10/2009 no site www1.folha.uol.com.br. As informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.