Disciplina - Geografia

Geografia

08/04/2011

Economia dos Bric superará a dos EUA em 2015, diz estudo

Por Agência EFE

Um estudo elaborado por economistas chineses assinala que a soma das economias das quatro principais potências emergentes (Brasil, Rússia, Índia e China, que formam os Bric) superará o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos em 2015.

O estudo, citado pela agência oficial Xinhua, foi produzido pela Social Sciences Academic Press e estima que em meados desta década o Bric concentrará 22% da economia mundial.

As quatro potências, que junto com a África do Sul realizarão na próxima semana uma cúpula na ilha chinesa de Hainan, experimentarão nos próximos 15 anos "um processo de crescimento estável e rápido", devido a um ambiente exterior propício no qual as economias desenvolvidas também estarão crescendo.

Das quatro economias estudadas, a chinesa é a que cresce a um ritmo mais rápido, com média anual de 10% nas últimas décadas, e é desde 2010 a segunda maior potência econômica mundial, atrás apenas dos EUA.

Alguns estudos afirmam que a China, sozinha, pode superar os EUA como a principal economia do planeta por volta de 2030.

Esta notícia foi publicada em 08/04/2011 no site www1.folha.uol.com.br. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.