Disciplina - Geografia

Geografia

17/12/2012

Dilma: Brasil e Rússia têm visão convergente no G20 e nos Brics

Por Uol Economia

Em visita oficial à Rússia, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira que os dois países têm visões convergentes nos fóruns internacionais do G20 e nos Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.

"Brasil e Rússia defendem visão multilateral que reflete as mudanças por que passam as sociedades", disse Dilma em discurso realizado no Kremlin, sede do governo russo, ao lado do presidente Vladimir Putin.

Os dois presidentes assinaram acordos. "Teremos ações conjuntas com a Rússia em nanotecnologia, comunicações e tecnologia da informação", afirmou Dilma. Também foi assinado um acordo de cooperação na área militar. A presidente disse que em janeiro o Brasil enviará missão a Moscou para discutir cooperação em sistemas de defesa antiaérea.

Dilma afirmou ainda que tratou com o presidente russo sobre o tema do bloqueio às carnes brasileiras e manifestou que espera a abertura do mercado para suínos e o fim do embargo para três Estados brasileiros.

A Rússia é o maior mercado para a carne bovina brasileira e o segundo maior importador de carne suína, mas impôs um embargo à compra.

No segundo e último dia da visita oficial à Rússia, Dilma ainda agradeceu a Putin pelo apoio ao pleito brasileiro de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Esta notícia foi publicada em 14/12/2012 no site economia.uol.com.br. As informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.