Disciplina - Geografia

Geografia

22/01/2013

Chuva continuará durante toda a terça-feira

Rio - A chuva que cai sobre a cidade do Rio desde a madrugada deve continuar na tarde e noite desta terça-feira. O mau tempo é favorecido pela presença de um sistema de alta pressão no oceano, que transporta a umidade do mar para o continente e deixa o dia chuvoso.

A previsão para as próximas 24 horas é de céu variando entre nublado e encoberto, com chuva fraca a moderada isolada durante a tarde e chuva fraca a partir do período da noite. As temperaturas estarão estáveis, com máxima prevista de 28°C.

Na Taquara, na Zona Oeste, o tráfego que já é complicado ficou pior por conta da chuva. O trânsito deu um nó no entroncamento da Estrada do Cafundá, Avenida Nelson Cardoso e Rua Silva Araújo.

O Aeroporto Santos Dumont chegou a ficar fechado por conta do mau tempo das 10h25 às 10h55, com cinco voos alternados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Neste momento, opera com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens.

Ainda chove forte em diversos pontos do Rio, como nos bairros do Alto da Boa Vista, nas Laranjeiras, Tijuca, Santa Teresa, Madureira, Piedade e Santa Cruz. Também chove na Urca, Rocinha, Grajaú, Saúde, Jardim Botânico, Anchieta e Sepetiba.

Na Boulevard 28 de Setembro, esquina com a Rua São Francisco Xavier, um enorme bolsão d'água segue atrapalhando o trânsito. De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, uma equipe foi acionada para escoar a água. Também há acúmulo de água na Rua Amaro Cavalcanti, na altura da Estação da SuperVia de Engenho de Dentro.

No Itanhangá, uma árvore caiu e interdita uma faixa da Estrada de Jacarepaguá, na altura da Travessa Alterosa, sentido Rio das Pedras. O tráfego está sendo desviado pela Avenida Engenheiro Souza Filho. Equipes da CET-Rio, Light e Comlurb estão no local. Ainda não há informações sobre feridos ou veículos atingidos.

Chuva causa transtornos nesta manhã

A forte chuva que atinge a cidade desde a madrugada desta terça-feira ainda causa transtornos para os cariocas nesta manhã. Diversos bairros estão com ruas alagadas e instrasitáveis. Ainda chove em diversos bairros.

Na Lapa, ruas estão completamente tomadas pela água e sem condições de tráfegar, como a Rua do Lavradio. Na Rua Teixeira de Freitas há diversos bolsões d'água, assim como na Avenida Mem de Sá, o que causa retenções nas vias.

Na Zona Norte, o Rio Joana transbordou e invadiu a Radial Oeste, deixando o tráfego de veículos interrompido. Neste momento, o nível do rio baixou, mas o trânsito segue lento. Diversos bolsões d'água também atrapalham o trânsito na Boulevard 28 de Setembro, na altura da Rua São Francisco Xavier, em Vila Isabel. O mesmo problema era encontrado na Rua Haddock com Rua Campos Sales, na Tijuca.

No início desta manhã, choveu forte em bairros como Santa Teresa, Grajaú, Tijuca, Saúde, Urca e Copacabana. Ainda chove em diversos pontos da cidade.

Na Zona Sul, a Rua do Catete foi interditada por conta do grande alagamento que ocupou a via em diversos trechos. Na altura da Rua Silveira Martins, o tráfego era desviado pela Rua Ferreira Viana. O Aterro do Flamengo também ficou interditado no sentido Copacabana e motoristas seguiam pela Praia do Flamengo. O trânsito ficou lento nos dois sentidos. O local foi liberado às 8h45.

Na Avenida Brasil, bolsões d'água na altura de Manguinhos e Bonsucesso causaram transtornos para quem seguia em direção ao Centro. Na Zona Oeste, houve afundamento de pista na Rua Senador Camará, interditando uma faixa da via no sentido Avenida Brasil. Equipes trabalharam no local.

Na Ponte Rio-Niterói, o trânsito ficou lento em toda a extensão grande parte da manhã. A travessia no sentido Rio de Janeiro chegou a 32 minutos.

Na Baixada Fluminense, chove fraco em diversos bairros dos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias. Os rios Pavuna, em São João de Meriti, e Capivari, que corta Belford Roxo e Duque de Caxias, seguem em Alerta Máximo de transbordamento desta a tarde desta segunda-feira.

Circulação interrompida no ramal Saracuruna da SuperVia

A circulação do ramal Saracuruna ficou interrompida entre as 7h30 e 7h46, entre as estações de Triagem e Manguinhos, por conta da forte chuva que atinge a Zona Norte. De acordo com a SuperVia, os passageiros foram avisados sobre o problema por meio do sistema de áudio das composições e técnicos da SuperVia foram para o local para liberar a via para a circulação.

Saiba mais
Prevenção a desastres naturais ainda esbarra em ‘entraves políticos’ no Brasil

Esta notícia foi publicada em 22/01/2013 no site odia.ig.com.br. As informações contidas são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.