Disciplina - Geografia

Geografia

07/01/2014

Mapa Lançado pela Embrapa Auxilia no Controle do Efeito Estufa

Por: Carlos Dias

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) lançou o mapa de teor de carbono orgânico dos solos brasileiros, na escala 1:1.000.000. O trabalho é resultado de parceria com a FAO para o desenvolvimento sustentável e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. O mapa servirá de base para o compromisso do Brasil em baixar as emissões de carbono e também para diversos programas nacionais de conservação de recursos naturais. Um destes programas é o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), do Governo Federal, que pretende promover a redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura pela adoção pelos produtores de práticas agrícolas conservacionistas.

"O solo pode funcionar como um regulador de emissões de carbono; se bem manejado, com a devida cobertura, ele capta o carbono da atmosfera. Porém, quando descoberto, ele passa a emitir carbono, diz a chefe geral da Embrapa Solos Maria de Lourdes Mendonça. Um dos exemplos de boa utilização do solo pelos produtores é a utilização do sistema plantio direto que preconiza o não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada.

O mapa da Embrapa pode inclusive servir de base para elaboração de políticas públicas, inclusive para financiamentos liberados pelo Programa ABC. "Nosso trabalho, com apoio de instituições de fomento para amostragem em áreas com poucos dados, pode levar a termos mapas de teor de carbono orgânico do solo em escala bem detalhada, para trabalhar a nível de propriedade do agricultor ", conta o pesquisador da Embrapa Solos Jesus Baca.

Click aqui para ver a imagem do mapa.

Vale lembrar que, um trabalho como este, pelas técnicas tradicionais, custaria milhões de reais e muitos anos de trabalho. Graças às técnicas de mapeamento digital do solo, a equipe da Embrapa Solos conseguiu elaborar o mapa em pouco tempo. Essas técnicas de mapeamento empregam informações disponíveis de baixo custo e métodos matemáticos estatísticos que relacionam dados existentes a dados que precisam ser conhecidos.

Recentemente, o instituto Informação Mundial de Solos (ISRIC - órgão ligado à ONU para pesquisa de solos), da Holanda, lançou mapa semelhante ao da Embrapa em escala mundial, mas em relação ao Brasil o mapa não tem o grau de detalhamento que o mapa feito pela Embrapa possui.

Esta notícia foi publicada no site Embrapa Solos. Todas as informações contidas são de responsabilidade do autor
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.