Disciplina - Geografia

1492 - A conquista do paraíso - parte 2

Filme que narra vinte anos da vida do italiano Cristóvão Colombo, desde que se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho para conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, ao descobrimento de um novo continente. O desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo, bem como a luta de Colombo para colonizar um continente que descobriu por acaso. Narra, também, sua decadência na velhice.

Neste trecho, na Universidade de Salamanca, 1491, Colombo expõe à comissão os motivos pelos quais quer buscar uma nova rota para a Ásia, atravessando o oceano. Há um debate sobre o que os geógrafos da época e outros estudiosos mais antigos, como Erastótenes, tinham escrito sobre a circunferência da Terra e que segundo os cálculos feitos por eles o oceano era impossível de ser atravessado.



Palavras-chave: circunferência da Terra, Ásia, Universidade de Salamanca, Erastótenes, Ptolomeu, Aristóteles, Geografia, mapas, cartografia, Cristóvão Colombo.



Fonte: DVD - 1492 - A conquista do paraíso - 1992 - Direção : Ridley Scott - 155 minutos

  • 13324
  • 67
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações