Disciplina - Geografia

1492 - A conquista do paraíso - parte 4

Filme que narra vinte anos da vida do italiano Cristóvão Colombo, desde que se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho para conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, ao descobrimento de um novo continente. O desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo, bem como a luta de Colombo para colonizar um continente que descobriu por acaso. Narra, também, sua decadência na velhice.

Neste trecho, com um quadrante Colombo lê as estrelas como os mouros (árabes), e faz anotações em seu diário de bordo, observando os mapas. É observado pelos homens. Já em sua cabine, um dos marujos vem ao seu encontro, pois os homens estão preocupados com a posição geográfica do barco. Querem saber como ele se localiza se eles não veem terras há dias. Colombo, então, ensina a Mendez como usar o quadrante e ler as estrelas.

Palavras-chave: navegação, localização, quadrante, mapas, cartografia, localização geográfica, paralelos, meridianos, árabes, estrelas, Estrela do Norte.

Fonte:  DVD - 1492 - A conquista do paraíso - 1992 - Direção : Ridley Scott - 155 minutos

  • 13312
  • 72
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações