Disciplina - Geografia

Lanternas Vermelhas - Cultura chinesa

Em 1920, após a morte dos pais, Songlian é obrigada a se casar com Chen Zuoqian, senhor de uma família importante da China. Porém, Chen já possui três esposas, cada uma morando em "casas" separadas dentro de seu enorme palácio. A competição entre as esposas é dura, as quatro armam todo tipo de intrigas na disputa para obter os privilégios e confortos oferecidos pelo senhor do palácio.

Neste trecho, a terceira esposa conta à Songlian sobre o seu parto e de Zhuoyun, a segunda esposa, e de como a concorrência pela atenção do "mestre" e pelo poder na casa vão às últimas consequências. Ela aconselha Songlian a engravidar logo. Aqui, é possível observar a importância do filho homem para a cultura chinesa e o desprezo pelas mulheres.



Palavras-chave: China, costumes, sociedade, família, tradição, cultura, condição feminina, relações de poder, disputas de poder, mulher.



Fonte: DVD - Lanternas Vermelhas (Da hong deng long gao gao gua), China/Hong Kong/Taiwan, 1991, 125 minutos, colorido. Gênero: Drama - Direção: Yimou Zhang

  • 13011
  • 1429
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações