Disciplina - Geografia

População Brasileira

Autora: Professora Elisa Stüpp De Marchi - Curitiba/PR

Ícone Download
Aulas na íntegra para impressão
1. Nível de ensino: Ensino Fundamental anos finais - 7º Ano

2. Conteúdo Estruturante: Dimensão Cultural e Demográfica do Espaço Geográfico
2.1 Conteúdo Básico: A transformação demográfica, a distribuição espacial e os indicadores estatísticos da população; Os movimentos migratórios e suas motivações.

2.2 Conteúdo Específico: Censo demográfico; densidade demográfica; natalidade; mortalidade; mortalidade infantil; expectativa de vida; taxas de fecundidade; migrações; migrações internas; migrações externas; imigração; emigração; composição etária e impactos sociais; distribuição da população por sexo.

3. Objetivos
  • Conhecer as características da população brasileira com base nos dados do Censo Demográfico, realizado pelo IBGE em 2010.
4. Número de aulas estimado: 2 aulas

5. Justificativa
No ano de 2010 o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística realizou um novo levantamento sobre as características da população brasileira, o Censo 2010. Inúmeras foram as informações coletadas, com base nas quais pode-se realizar profundas análises e considerações sobre como vive a população do nosso país.

Como afirmam as Diretrizes Curriculares de Geografia (2008), “os estudos sobre os aspectos culturais e demográficos do espaço geográfico contribuem para a compreensão desse momento de intensa circulação de informações, mercadorias, dinheiro, pessoas e modos de vida (...)”.
 
(Continue lendo...)

6. Encaminhamento
Icone aula 1
1ª Aula
icone aula 2
2ª Aula




7. Relações interdisciplinares
É possível estabelecer relações com a disciplina de Matemática, especificamente com o conteúdo estruturante 'Tratamento da Informação' e conteúdo básico 'Pesquisa Estatística'.

8. Aprendizagem esperada
Espera-se que o educando conheça as principais características da população brasileira e interprete os dados apresentados pelo censo.

Ícone ReferênciasReferências

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
ícone opiniões
Opiniões
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: