Disciplina - Geografia

El Niño

Uma componente do sistema climático da Terra é representada pela interação entre a superfície dos oceanos e a baixa atmosfera próxima a ele. Os processos de troca de energia e umidade entre eles determinam o comportamento do clima, e as alterações destes processos podem afetar o clima de forma regional e global.

O El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em nível mundial, influenciando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

A palavra El Niño é derivada do espanhol, e refere-se a presença de águas quentes que todos os anos aparecem na costa norte de Peru na época de Natal. Os pescadores do Peru e Equador chamaram a ocorrência dessas águas mais quentes de Corriente de El Niño em referência ao Niño Jesus ou Menino Jesus.

Por isso são consideradas além da presença das águas quentes da Corriente El Niño, as mudanças na atmosfera próxima à superfície do oceano, com o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para oeste) na região equatorial. Com esse aquecimento do oceano e com o enfraquecimento dos ventos, começam a ser observadas mudanças da circulação da atmosfera nos níveis baixos e altos, determinando mudanças nos padrões de transporte de umidade, e em consequência variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias e altas. Em algumas regiões do globo também são observados aumento ou queda de temperatura.

Na atualidade esses fenômenos conhecidos como El Niño e La Niña representam uma alteração do sistema oceano-atmosfera no Oceano Pacífico tropical, e trazem consequências para o tempo e o clima em todo o planeta.
Recomendar esta página via e-mail: