Disciplina - Geografia

Tornados

A palavra tornado veio da palavra espanhola Tornada, que significa tempestade. Tornados geralmente têm um tempo de vida de alguns minutos e raramente duram mais do que uma hora, e são menores que os furacões. Tornados são ventos ciclônicos que giram com uma velocidade muito grande em volta de um centro de baixa pressão. Ele ocorre com a chegada de frentes frias, em regiões onde o ar está mais quente e instável. As superfícies continentais super aquecidas geram ventos verticais e isto contribui favoravelmente para o desenvolvimento da tempestade que dá início ao tornado. Quando um tornado atinge os oceanos são chamados de tromba d’água. Um tornado pode ter uma largura tanto menor do que 30 metros, quanto maior do que 2,5km.

Os menores tornados são denominados mínimos e os maiores de máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se um quilômetro e meio e ter ventos com velocidade de 160km/h. Um máximo pode deslocar-se 320km ou mais, durar até 3 horas e ter ventos com velocidade superior a 400km/h.

O tornado percorre um caminho muito irregular. Quando o funil toca o solo, ele pode mover-se em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Ele pode até duplicar-se, pular lugares ou formar vários funis. Estima-se que a velocidade do vento dentro do funil possa atingir 450km/h (o cálculo por meio de instrumentos é inviável, porque eles são destruídos pela força da tempestade). A maioria dos tornados do Hemisfério Norte deslocam-se do sudoeste para o nordeste e possuem rotação em sentido anti-horário. No Hemisfério Sul, os tornados possuem rotação horária.

Os tornados são os mais destruidores de todas as perturbações atmosféricas, mas a área afetada por eles é limitada. Os tornados mais intensos costumam acontecer no centro-oeste dos Estados Unidos e na Austrália. O tornado se diferencia dos furacões por se formar sobre o continente.

Os Tornados são medidos pela intensidade dos estragos que causam, e não pelo seu tamanho físico. Tornados grandes podem ser fracos, e tornados pequenos podem ser violentos. São considerados a mais destrutiva de todas as tempestades na escala de classificação dos fenômenos atmosféricos. A intensidade dos tornados é classificada na Escala Fujita.

Podem ocorrer em qualquer parte do mundo, desde que existam condições favoráveis; entretanto, observa-se uma maior frequência nos Estados Unidos numa área confinada entre as Montanhas Rochosas (a oeste) e os Montes Apalaches (a leste). A região onde fica situado o estado americano de Oklahoma é considerado um corredor de tornados, nessa área eles são mais frequentes.

Assim como os terremotos possuem a Escala Richter para medir sua intensidade, os tornados possuem a "Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale", ou seja uma escala usada pelos meteorologistas para medir a intensidade dos ventos de um tornado. Essa escala foi nomeada em homenagem aos dois homens que a desenvolveram: Dr. Theodore Fujita e Allan Pearson, diretores do Centro de Previsão de Tempo de Kansas City, nos EUA.

A Escala Fujita está representada abaixo:
  • F0 - até 110: Leve
  • F1 - 111-180: Moderado
  • F2 - 181-250: Considerável
  • F3 - 251-330: Severo
  • F4 - 331-420: Devastador
  • F5 - 421-510: Inacreditável
  • F6 - 511-610: Fora de Série




Uma série de tornados que atingiu os estados de Indiana, Wisconsin, Illinois, Iowa, Michigan e Ohio, nos EUA, em abril de 1985, matou 271 pessoas, feriu milhares de outras pessoas e causou prejuízos de mais 400 milhões.

Saiba mais:

Tornados em 2010
Tornados em 2010
Como são Escolhidos os nomes dos Furacões?
Como são escolhidos os nomes dos furacões?
Recomendar esta página via e-mail: