Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Mapas

Brasil: IDHM, 2010

O mapa acima apresenta o IDHM no Brasil no ano de 2010.<br><br>O que é o IDHM? O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. <br><br>Apesar de ter sua metodologia baseada no cálculo do IDH Global – publicado anualmente pela sede do PNUD em Nova York para mais de 150 países –, a
comparação entre IDHM e IDH não é possível , já que o
IDHM é uma adaptação metodológica do IDH ao nível  municipal, utilizando outra base de dados (neste caso, os Censos do IBGE). Ambos agregam as dimensões longevidade, educação e renda, mas com diferentes indicadores e base de dados para retratar estas  dimensões. <a target="_blank" href="http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/diferenca_idh_idhm.pdf">Saiba mais</a>.<br><br>Em 2010, o IDHM no Brasil foi considerado <strong>Alto</strong> (0,727) com 33,9% dos municípios brasileiros nesta faixa de desenvolvimento humano.<br><br>O IDHM do Brasil: cresceu 47,5%
entre 1991 e 2010: a classificação do IDHM do Brasil mudou de <strong>Muito Baixo</strong> (0,493 em 1991)
para <strong>Alto</strong> Desenvolvimento Humano (0,727 em 2010) - Com redução das disparidades
entre Norte (N, NE) e Sul (S, SE e CO); Com melhora acentuada dos municípios que tinham posições menores de IDHM; Com avanço consistente ao longo dos 20 anos.
</br></br> As faixas de desenvolvimento humano são calculadas tendo como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos 5.565 municípios pesquisados pelo Censo do IBGE.</br></br>Palavras-chave: IDHM. Brasil. Natalidade. Educação. Esperança de vida. População. Desigualdade social. Pobreza. Salário. IBGE. Censo demográfico. Municípios.

Fonte: www.pnud.org.br

O mapa acima apresenta o IDHM no Brasil no ano de 2010.

O que é o IDHM? O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

Apesar de ter sua metodologia baseada no cálculo do IDH Global – publicado anualmente pela sede do PNUD em Nova York para mais de 150 países –, a comparação entre IDHM e IDH não é possível , já que o IDHM é uma adaptação metodológica do IDH ao nível municipal, utilizando outra base de dados (neste caso, os Censos do IBGE). Ambos agregam as dimensões longevidade, educação e renda, mas com diferentes indicadores e base de dados para retratar estas dimensões. Saiba mais.

Em 2010, o IDHM no Brasil foi considerado Alto (0,727) com 33,9% dos municípios brasileiros nesta faixa de desenvolvimento humano.

O IDHM do Brasil: cresceu 47,5% entre 1991 e 2010: a classificação do IDHM do Brasil mudou de Muito Baixo (0,493 em 1991) para Alto Desenvolvimento Humano (0,727 em 2010) - Com redução das disparidades entre Norte (N, NE) e Sul (S, SE e CO); Com melhora acentuada dos municípios que tinham posições menores de IDHM; Com avanço consistente ao longo dos 20 anos.

As faixas de desenvolvimento humano são calculadas tendo como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) dos 5.565 municípios pesquisados pelo Censo do IBGE.

Palavras-chave: IDHM. Brasil. Natalidade. Educação. Esperança de vida. População. Desigualdade social. Pobreza. Salário. IBGE. Censo demográfico. Municípios.