Disciplina - Geografia

Galerias de Imagens > > Mapas

Brasil: IDHM, 2000

O mapa acima apresenta o IDHM no Brasil no ano de 2000.<br><br>O que é o IDHM? O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano <br><br>Apesar de ter sua metodologia baseada no cálculo do IDH Global – publicado anualmente pela sede do PNUD em Nova York para mais de 150 países –, a
comparação entre IDHM e IDH não é possível , já que o
IDHM é uma adaptação metodológica do IDH ao nível  municipal, utilizando outra base de dados (neste caso, os Censos do IBGE). Ambos agregam as dimensões longevidade, educação e renda, mas com diferentes indicadores e base de dados para retratar estas  dimensões. <a target="_blank" href="http://www.geografia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/diferenca_idh_idhm.pdf">Saiba mais</a>.<br><br>Em 2000, o IDHM no Brasil era considerado <strong>Médio</strong> (0,612) e 26,1% dos municípios brasileiros encontravam-se nesta faixa de desenvolvimento humano.<br><br>Palavras-chave: IDHM. Brasil. Natalidade. Educação. Esperança de Vida. População. Desigualdade Social. Pobreza. Salário. IBGE. Censo Demográfico. Municípios.

Fonte: www.pnud.org.br

O mapa acima apresenta o IDHM no Brasil no ano de 2000.

O que é o IDHM? O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal compreende indicadores de três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano

Apesar de ter sua metodologia baseada no cálculo do IDH Global – publicado anualmente pela sede do PNUD em Nova York para mais de 150 países –, a comparação entre IDHM e IDH não é possível , já que o IDHM é uma adaptação metodológica do IDH ao nível municipal, utilizando outra base de dados (neste caso, os Censos do IBGE). Ambos agregam as dimensões longevidade, educação e renda, mas com diferentes indicadores e base de dados para retratar estas dimensões. Saiba mais.

Em 2000, o IDHM no Brasil era considerado Médio (0,612) e 26,1% dos municípios brasileiros encontravam-se nesta faixa de desenvolvimento humano.

Palavras-chave: IDHM. Brasil. Natalidade. Educação. Esperança de Vida. População. Desigualdade Social. Pobreza. Salário. IBGE. Censo Demográfico. Municípios.